ORDEM FRANCISCANA SECULAR

No ano de 1987, no mês de julho, o Frei Pio, resolveu colocar em prática o seu projeto para tornar presente, o carisma franciscano também entre os leigos de nossa Ubatuba, visando formar uma fraternidade da Ordem Franciscana Secular, terceira família criada por São Francisco de Assis. Foi então, que convidou algumas pessoas, a princípio, umas sessenta pessoas, para dar início a uma formação cristã-franciscana. Porém, como todos já estavam envolvidos nos trabalhos paroquiais, o número que permaneceu foi se tornando cada vez menor.
Em dois de junho de 1988, foram admitidos os primeiros caminhantes da Ordem Franciscana Secular, durante a celebração da Santa Missa, às 19:30 horas, na Igreja Matriz, Exaltação da Santa Cruz, e então começou o tempo de iniciação para este grupo, que se tornou o grupo fundador da OFS - Ubatuba, que depois recebeu o nome de Fraternidade Santa Izabel da Hungria, em honra àquela que é a padroeira de toda a Ordem Franciscana Secular. Deste grupo fizeram parte: Jalile Yared de Barros Sene, José Benedito dos Santos, Manoel Barbosa dos Santos (em memória), Maria de Fátima Souza Barros Santos, Marisa Mattos Vassão, Nelson José dos Santos, Robson Pontes Rena, Salvador Mesquita dos Santos e Valdemar Augusto dos Santos.
Em 19 de maio de 1990, com autorização concedida pelo então Bispo da Diocese, S. Excia. Revma. Dom Davi Picão, e do Frei Luis Favaron, então Provincial da Primeira Ordem dos Frades Menores Conventuais, responsáveis pela nossa Paróquia, foi eregida canonicamente a primeira fraternidade do Litoral Norte, aqui em nossa cidade e Ubatuba. Nesta mesma celebração foi dado posse ao primeiro Conselho Local, da Ordem Franciscana Secular de Ubatuba.
A Ordem Franciscana Secular tem o compromisso de amadurecer vocações, numa caminhada de crescimento global, humana e cristã na escuta do chamado de Deus e da conversão contínua ao seu projeto, “passando do Evangelho à vida e da vida ao Evangelho”. Hoje a Fraternidade Santa Izabel da Hungria, um pouco mais fortalecida, continua procurando atrair irmãos e irmãs que queiram conhecer o tão lindo ideal que São Francisco nos deixou como herança.